Rua Adalgisa Lima 323 | 201 - Cerqueira Lima - Itaúna | MG

(37) 3242-3962 jmaximo@jmaximo.com.br

O que é uma crise afinal?

jmaximo revenues

jmaximo crash

O que é uma crise afinal?  Não há nenhum tipo de especificação que seja definitiva para a crise nas empresas, mas nós consideramos que há uma crise quando o faturamento da empresa, relativo ao mesmo período do ano anterior, é menor por mais de dois períodos consecutivos.

Para isso é de suma importância que todo o funcionamento da empresa seja registrado, seus dados de faturamento, de custos, das despesas operacionais, previstas ou não previstas. É o que o empresário tem de melhor para controlar a empresa, tendo esses dados sempre à mão para que se possa comparar o desempenho de seu negócio.

Uma grande dificuldade se não for a maior das dificuldades, das micro e pequenas empresas, é que o empresário tem que ter, conhecer e entender os dados empresa, para conseguir exercitar o controle empresarial.  Acredite se quiser, em nossos muitos anos trabalhando em consultoria pelo Sebrae pelo Senac, encontramos com frequência alta, empresas nas quais nós temos dificuldade em saber quanto a empresa vendeu nos meses anteriores, imagine então a dificuldade que temos para descobrir qual era o custo operacional real daquela empresa, qual era a margem de contribuição possível, qual é o resultado real apresentado pela empresa naquele período, sendo, na maioria dos casos, não ser possível apurar nem os dados nem os resultados.

Os conhecimentos dos dados da empresa, permitem aos empresários, entender o funcionamento da empresa, podendo ainda simular e projetar resultados de suas decisões.

As principais contas a serem gerenciadas pelo empresário, que permitem a ele o exercício do controle sobre seu negócio: Preço de venda dos produtos (PV), custo da mercadoria/serviço vendido (CMV/CSV), margem de contribuição (MC), custo fixo da empresa (CF), custo variável da empresa (CV), despesas operacionais da empresa (DO) e a conta mais desejada, mas nem sempre alcançada como se deseja, a conta do resultado operacional (RO).

Se o empresário trabalhou bem, a RO é chamada de lucro, se o empresário não se dedicou corretamente ao seu negócio a RO tem o famigerado nome de PREJUIZO.

Em gestão de empresas não há acaso, como tudo nesse mundo a regra principal é a lei da ação e reação.  Se o empresário, fez correto haverá um lucro, se o empresário não fez aquilo que é necessário haverá o prejuízo, não é uma questão de acaso, não é uma questão de sorte ou de azar, é uma questão de dedicação, de preparação, de ter capacidade e principalmente  de ter a vontade de fazer o melhor possível.

 

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>